IV CICLO DE DEBATES - 21/03/04

Participação de corretores AUMENTOU

Uma das principais constatações da comissão organizadora do evento foi a elevação do número de corretoras de seguros inscritas. Conforme o cadastro, o aumento foi em torno de 35 %  

O IV Seminário Cobertura – Seguro de Transportes no Brasil, realizado conjuntamente entre a Revista Cobertura e a Transportes Brasil Consultoria, em 21 de março no Hilton Hotel, contou com a participação maciça de corretores de seguros especializados e empresas ligadas aos setores de logística e de transportes. Assim como executivos das principais seguradoras do ramo.

Com o patrocínio das empresas Converium Re e Royal & Sunalliance Seguros, o seminário apresentou dois painéis, ambos coordenaods por José Geraldo da Silva, diretor da Transportes Brasil Consultoria. O primeiro “Logística: Gerenciamento de Riscos e Prevenção de Perdas”, contou com os seguintes palestrantes: Luís Vitiriti, da Ace Seguradora – “Métodos de Controle e Prevenção”; Dr. Wagner Takashi Shimabukuro, da Faria de Oliveira Advogados – “Como atenuar os efeitos das fraudes”; Cel. Viannor de Carvalho Júnior, Mobisat/Graber – “Tecnologia: ferramenta necessária”.

O Tema central do seguinte painel foi – “Mercado: Perfil e Alternativas para a Aceitação de Riscos” -, com os palestrantes e os respectivos temas: Adaílton Dias, Royal Sunnalince – “Desenvolvimento de novos produtos”; Carlos Suppi Zanini, Pamcary/ Pamcorp – “A importância do corretor especializado” e Antonio Delbianco, com o enfoque “A evolução da carteira de seguro de transportes”.

Luís Vitiriti, o primeiro palestrante, destacou os cuidados que devem ser tomados com relação ao gerenciamento de riscos em todas as modalidades e etapas do transporte. Ou seja, desde a embalagem ao trajeto que a mesma deverá percorrer. Neste caso, enfatizou os riscos de acidentes com o veículo/ carga, assim como o próprio roubo/furto da mesma.

Ele considerou que 70% dos sinistros podem ser evitados com um trabalho efetivo de gerenciamento de riscos. Vitiriti apresentou duas definições de Gerenciamento de Riscos: “É o processode planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização no sentido de minimizar os riscos sobre essa organização, ao mínimo custo possível”. (George Head – RIMS ); “Um conjunto de técnicas que visa reduzir ao mínimo os efeitos das perdas acidentais. Enfoca o tratamento dos riscos que possam causar danos: pessoais, materiais, ao meio ambiente e à imagem da empresa. É uma nova filosofia de administração empresarial”. ( ABGR )

O Cel. Viannor de Carvalho Júnior , da Mobisat/Graber, fez uma apresentação sobre o contexto do segmento de transporte no Brasil e a utilização crescente de tecnologia, como o rastreamento. Segundo ele, o segmento de transportes tem hoje em torno de 40 mil empresas e 3,5 milhões de pessoas empregadas . Quanto ao faturamento, afirmou que este atinge anualmente U$$ 24 bilhões. Com uma frota estimada em 1,5 milhão de veículos de carga e 500 mil autônomos. Cerca de 63% do transporte de cargas é rodoviário, conforme Viannor Carvalho.

Com relação aos sistemas da rastreamento, o especialista destacou os seguintes tipos de tecnologia: Sistema com GPS ( localização e bloqueio ), Sistemas via pager ( bloqueio sem localização ) e Sistemas sem GPS ( localização e bloqueio ). Ao apresentar e datalhar o funcionamento dos sistemas de rastreamento, ele destacou as vantagens da sua utilização na Logística e na Segurança. Logística – Localização do veículo no mapa a qualquer momento; Controle total da frota; Acompanhamento do tempo de carregamento e descarregamento; Monitoramento do tempo de parada; Informação ao cliente sobre previsão de entrega; Fim dos desvios de rota; Otimização de viagens de retorno; Troca de mensagens “two way” entre base e motorista; Integração com roteirizadores e Medição de parâmetros do veículo. Segurança – Monitoramento contínuo da frota; Localização em tempo real; Detecção de sensores; Atuação de bloqueio do motor; BotÃo de pânico/ alarmes automáticos; Controle de paradas; Controle de desvio de rota; Controle de parada não autorizada; Controle de paradas não permitidas; Controle de travas de baú e Registro de eventos ( função caixa preta ).

 





 



 
     
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