II CICLO DE DEBATES - 22/03/03

Quem está “segurando” o OTM ?

O setor ainda não está operando nesta modalidade da seguro, já que as condições estalecidas pela Resolução 37 da Susep (08/12/2000) ainda não contemplam os ensaios do mercado como um todo.

 

O II Ciclo de Debates – Seguro de Transportes no Brasil, evento realizado pela Revista cobertura e CST Consultoria, em 22 de março, no Instituto de Engenharia, tratou de uma questão que está gerando muita polêmica: As operações de seguros ( RC–OTM –C ) voltadas para garantir o OTM – Operador de Transporte Multimodal ( Lei 9611 ), que ainda tenta ocupar espaço na área de comércio exterior.

Realizado em dois módulos, o II Ciclo de Debates foi coordenado pelo corretor, especialista no ramo de transportes, José Geraldo da Silva, da CST ConsultoriaTransporte Brasil Coretora de Seguros, teve a participação de Samir Keedi, Editora Aduaneiras; Sandra Latorre, Faria de Oliveira Advogados; Joaquim Mora Fernades, Café Jardim; José Marcelino Risden, J. Malucelli Seguradora; Regina Terezin, diretora do Sindasp – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, Campinas e Guralhos e Newton Santos, Pró Risco Corretora de Seguros.

José Geraldo , ao iniciar o II Ciclo, observou que a questão do seguro voltado para o OTM deve ser amplamente debatida entre os setores interessados. Segundo ele, tra-se de um novo nicho de um novo nicho de mercado e que, diante da representatividade do ramo de transportes dentro do mix do setor (cerca de 2 %), as iniciativas devem ser ainda mais potencializadas para ser ainda mais potencializados para se chegar a um denominador comum. Conforme o especialista, o evento, assim como outro seminário já realizado pelo Sindicato das Seguradoras de São Paulo, representou uma oportunidade para a busca de novas alternativas no sentido de aperfeiçoar as condições gerais do seguro em questão.





 



 
     
  Desenvolvimento Planejar