Transportes Brasil

A Terceira rodada do Ciclo de Debates sobre Seguro de Transportes, foi realizada em 05 / 05 / 2.010 - 15/05/2010

O delicado cenário dos seguros de transportes no Brasil é a tônica dos eventos realizados dentro do Ciclo Cobertura de Debates promovidos pela Revista COBERTURA  e a  TRANSPORTES  BRASIL & Associados.

Nesta terceira edição, o evento, reuniu profissionais do setor em São Paulo no dia 05 de maio, no Espaço Cobertura, e teve discussões em torno do tema “A importância do seguro e dos serviços na cadeia logística brasileira”.

De acordo com José Geraldo da Silva, diretor da Transportes Brasil & Associados e coordenador do Ciclo, o tema desta edição foi escolhido em virtude da ligação entre o seguro de transportes e a área de logística.

“Todos os diferentes assuntos que foram pautados para o Debate têm uma correlação direta com o profissional envolvido neste segmento, seja ele corretor, seguradora ou segurado (embarcador e transportador)”, comenta José Geraldo sobre os diferentes pontos do programa do evento, que foi elaborado com o objetivo de ir além das triviais discussões. “Nosso objetivo foi elencar assuntos de forma a transmitir informações que agreguem valor ao trabalho dos profissionais envolvidos no seguro de transporte de carga”, acrescenta.

No programa desta edição, João Paulo Lopez, sócio diretor da Thales 21 – Consultoria e Tecnologia em Logística, abordou o tema “Visibilidade nos processos logísticos e na gestão da cadeia”, enquanto Samir Keedi, consultor da Aduaneiras, professor, escritor e articulista do DCI, apresentou “As definições e os objetivos contratuais do Incoterms”.

Já “As normas de segurança para cadeia logística (Suplly Chain) ABTN ISO 28.000” foram retratadas na apresentação do engenheiro Mario Canazza Filho, consultor da Interaction-Plexus, e “A tendência de tecnologias e convergência de sistema” foi a tônica da apresentação feita pelo gerente do Mercado Segurador e Embarcador da Autotrac, Paulo Barrachina.

Para encerrar as discussões, Joaquim de Aveiro, sócio diretor da Aveiro – Regulação de Sinistros e Recuperação de Cargas, reforçou  “A importância do sindicante nos sinistros de roubo de cargas”.

O III Ciclo Cobertura de Debates – Seguro de Transportes foi patrocinado pela Autotrac, Aveiro Reguladora de Sinistros e Buonny Projetos e Serviços, e contou com o apoio da Associação Brasileira de Empresas e Profissionais de Logística (ABEPL) e Gristec.

A discussão foi dirigida a corretores, seguradores, prestadores de serviço, transportadores, embarcadores, entre outros profissionais ligados a essa área.

Sobre o ciclo:
O Ciclo Cobertura de Debates foi criado em 2009 pela Revista Cobertura e a Transportes Brasil & Associados com o objetivo de trabalhar temas pertinentes ao ramo de transportes e atualizar os profissionais sobre a movimentação do setor. Nas edições anteriores do evento foram abordados “Os impactos da crise na performance dos riscos” e “Aspectos relevantes dos sistemas de gerenciamento dos riscos”.

Para Paulo Kato, diretor da Revista Cobertura, as discussões trazidas à tona nos fóruns anteriores e a adesão do público demonstram o quanto os profissionais estão carentes de discussões sobre o assunto. “Ampliamos o tema de forma a ressaltar a importância da atuação conjunta entre as seguradoras e as empresas que oferecem serviços agregados, de forma que a operação de transporte obtenha sucesso e conclua seu objetivo”, comentou.
 

 

 

Fonte: SEGS-Portal Nacional

 


 
     
  Desenvolvimento Planejar