IV
CICLO DE DEBATES - 21/03/04
Participação
de corretores AUMENTOU
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Uma
das principais constatações da comissão
organizadora do evento foi a elevação
do número de corretoras de seguros inscritas.
Conforme o cadastro, o aumento foi em torno de 35
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O
IV Seminário Cobertura Seguro de Transportes
no Brasil, realizado conjuntamente entre a Revista Cobertura
e a Transportes Brasil Consultoria, em 21 de março
no Hilton Hotel, contou com a participação maciça
de corretores de seguros especializados e empresas ligadas
aos setores de logística e de transportes. Assim como
executivos das principais seguradoras do ramo.
Com
o patrocínio das empresas Converium Re e Royal &
Sunalliance Seguros, o seminário apresentou dois painéis,
ambos coordenaods por José Geraldo da Silva, diretor
da Transportes Brasil Consultoria. O primeiro Logística:
Gerenciamento de Riscos e Prevenção de Perdas,
contou com os seguintes palestrantes: Luís Vitiriti,
da Ace Seguradora Métodos de Controle
e Prevenção; Dr. Wagner Takashi Shimabukuro,
da Faria de Oliveira Advogados Como atenuar os
efeitos das fraudes; Cel. Viannor de Carvalho Júnior,
Mobisat/Graber Tecnologia: ferramenta necessária.
O
Tema central do seguinte painel foi Mercado:
Perfil e Alternativas para a Aceitação de Riscos
-, com os palestrantes e os respectivos temas: Adaílton
Dias, Royal Sunnalince Desenvolvimento de novos
produtos; Carlos Suppi Zanini, Pamcary/ Pamcorp
A importância do corretor especializado
e Antonio Delbianco, com o enfoque A evolução
da carteira de seguro de transportes.
Luís
Vitiriti, o primeiro palestrante, destacou os cuidados que
devem ser tomados com relação ao gerenciamento
de riscos em todas as modalidades e etapas do transporte.
Ou seja, desde a embalagem ao trajeto que a mesma deverá
percorrer. Neste caso, enfatizou os riscos de acidentes com
o veículo/ carga, assim como o próprio roubo/furto
da mesma.
Ele
considerou que 70% dos sinistros podem ser evitados com um
trabalho efetivo de gerenciamento de riscos. Vitiriti apresentou
duas definições de Gerenciamento de Riscos:
É o processode planejar, organizar, dirigir e
controlar os recursos humanos e materiais de uma organização
no sentido de minimizar os riscos sobre essa organização,
ao mínimo custo possível. (George Head
RIMS ); Um conjunto de técnicas que visa
reduzir ao mínimo os efeitos das perdas acidentais.
Enfoca o tratamento dos riscos que possam causar danos: pessoais,
materiais, ao meio ambiente e à imagem da empresa.
É uma nova filosofia de administração
empresarial. ( ABGR )
O
Cel. Viannor de Carvalho Júnior , da Mobisat/Graber,
fez uma apresentação sobre o contexto do segmento
de transporte no Brasil e a utilização crescente
de tecnologia, como o rastreamento. Segundo ele, o segmento
de transportes tem hoje em torno de 40 mil empresas e 3,5
milhões de pessoas empregadas . Quanto ao faturamento,
afirmou que este atinge anualmente U$$ 24 bilhões.
Com uma frota estimada em 1,5 milhão de veículos
de carga e 500 mil autônomos. Cerca de 63% do transporte
de cargas é rodoviário, conforme Viannor Carvalho.
Com
relação aos sistemas da rastreamento, o especialista
destacou os seguintes tipos de tecnologia: Sistema com GPS
( localização e bloqueio ), Sistemas via pager
( bloqueio sem localização ) e Sistemas sem
GPS ( localização e bloqueio ). Ao apresentar
e datalhar o funcionamento dos sistemas de rastreamento, ele
destacou as vantagens da sua utilização na Logística
e na Segurança. Logística Localização
do veículo no mapa a qualquer momento; Controle total
da frota; Acompanhamento do tempo de carregamento e descarregamento;
Monitoramento do tempo de parada; Informação
ao cliente sobre previsão de entrega; Fim dos desvios
de rota; Otimização de viagens de retorno; Troca
de mensagens two way entre base e motorista; Integração
com roteirizadores e Medição de parâmetros
do veículo. Segurança Monitoramento contínuo
da frota; Localização em tempo real; Detecção
de sensores; Atuação de bloqueio do motor; BotÃo
de pânico/ alarmes automáticos; Controle de paradas;
Controle de desvio de rota; Controle de parada não
autorizada; Controle de paradas não permitidas; Controle
de travas de baú e Registro de eventos ( função
caixa preta ).
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